02/09/2016 13h13 – Atualizado em 02/09/2016 13h13
Foi encontrada no Pará, durante uma operação do ICMBio, a maior quantidade de grandes felinos caçados que se tem conhecimento no Brasil
Foram 19 onças. O suspeito do crime ambiental, que surpreendeu até os agentes de fiscalização, está preso
Por Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
No inicio da tarde desta sexta feira (02) o Ministro Sarney Filho emitiu uma nota sobre o caso do Pará onde encontrada durante uma operação do ICMBio, a maior quantidade de onças pintadas montar que se tem conhecimento no Brasil. Foram 19 onças no total que surpreendeu até os agentes de fiscalização.
Nota
Estou chocado com as imagens, divulgadas hoje, daquela que foi considerada pelo Ibama como a maior quantidade de grandes felinos caçados já encontrada em uma operação, desde a criação do Instituto. O tráfico de animais silvestres é um crime que atinge a cada um de nós, pois fere nosso direito a um meio ambiente equilibrado. O perigo de extinção da onça pintada aponta, de forma dramática, para a necessidade urgente de aumentarmos, em quantidade e qualidade, a proteção de nossa biodiversidade.
O Ministério do Meio Ambiente entende que essa proteção passa, necessariamente, pelo fortalecimento da estrutura de fiscalização do Ibama e do ICMbio, e pela conscientização, através da educação ambiental. Trabalhamos nesse sentido, de forma prática e objetiva, mas guiados pela convicção de que homem, planta e bicho são irmanados na natureza.
Sarney Filho, Ministro do Meio Ambiente