26.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 27 de novembro de 2024

COOPERALFA oficializa implantação em Nova Alvorada do Sul

12/07/2016 13h45 – Atualizado em 12/07/2016 13h45

COOPERALFA oficializa implantação em Nova Alvorada do Sul

Por Redação

Na manhã desta terça feira (12), a COOPERALFA oficializou a implantação de uma unidade em Nova Alvorada do Sul, após aquisição da unidade de armazenamento de grãos do Grupo 3M (Família Meneguel), localizada as margens da BR 267 perímetro urbano.

De acordo com o Presidente da COOPERALFA, Senhor Romeo Bet, a aquisição da estrutura e abertura da unidade de imediato, trata-se de uma grande oportunidade de mercado que Nova Alvorada do Sul tem pra oferecer e isso proporcionou a aquisição e espera que os produtores de Nova alvorada do Sul e Região possa formar uma grande parceria com a Cooperalfa.

Conforme informações do Gerente Comercial da COOPERALFA senhor Laudir Sartori, a expectativa de geração de emprego é na faixa de 10 pessoas para o quadro fixo e entorno de umas 50 mão de obra indireta na época de safra.

A COOPERATIVA

Fundada em 29 de outubro de 1967, a Cooperalfa surgiu no mercado para atender uma grande necessidade: a busca dos pequenos e médios produtores rurais por uma remuneração mais justa e a valorização do seu trabalho.

A atividade central da Cooperalfa é a comercialização e armazenagem da produção agrícola dos associados, como milho, soja, feijão e trigo.
Outro destacado pilar da cooperativa é a industrialização de trigo e soja, bem como, a fabricação de rações para agregar valor à produção agrícola de seus associados.

A Alfa também atua na produção de sementes certificadas de soja, feijão, trigo e coberturas de solo. Além disso, desenvolve parcerias com indústrias co-irmãs do sistema cooperativo para o beneficiamento de citros, suínos, aves e leite.

Visando elevar a qualidade de vida das famílias rurais, melhorar o trabalho e a produção, a Alfa investe continuamente em novas técnicas e tecnologias.
Agrônomos, veterinários e técnicos em agropecuária são alguns dos profissionais responsáveis em transportar novos conhecimentos aos cooperados, rumo a melhores resultados.

Os principais objetivos da Alfa sempre estiveram voltados em fortalecer e melhorar a renda média das famílias rurais, aperfeiçoar as condições sanitárias em geral, permanente assistência técnica, aumentar a produtividade e a expectativa média de vida

Nossa História

“Alfa” é a primeira letra dos alfabetos grego e siríaco. Significa princípio, início. Além disso, Alfa é a principal estrela de uma constelação, geralmente a mais brilhante. Por nascer forte, o nome Alfa representa uma grandeza, marcando o limiar de uma nova era para o cooperativismo da região Oeste de Santa Catarina.

Para entender um pouco a história da Cooperalfa, é preciso remeter à década de 60. Naquela época, o Banco do Brasil era responsável por financiar as operações através de AGF (Aquisição do Governo Federal) e té mesmo armazenar a produção.

Mas a estrutura da instituição era insuficiente para a demanda da produção agrícola que já começava a se destacar. Havia a necessidade de criar no Oeste de Santa Catarina, um agente balizador de mercado que organizasse os produtores rurais. Além disso, essa entidade deveria fundamentar o viés técnico/produtivo.

Neste contexto, foi criada a Cooperativa Tritícola Oeste Catarinense Ltda, a primeira organização cooperativista em Chapecó. Mas seus trabalhos datam apenas no período de 1961 a 1964. Em 29 de outubro de 1967, é criada a Cooperchapecó – Cooperativa Mista Agropastoril de Chapecó Ltda, que em 1969 reativou as atividades da Incomasa, formando a Cooperativa Central Oeste Catarinense.

Em 1974, a Cooperchapecó uniu-se a Cooperxaxiense, formando a Cooperalfa – Cooperativa Agroindustrial Alfa. Todo esse processo foi motivado por Aury Luiz Bodanese, Setembrino Zanchet e outros 37 agricultores.

O principal ideal na criação da Cooperalfa deu-se em função das incertezas do mercado de grãos e, em seguida, do avanço da produção animal em Santa Catarina. Com o passar do tempo e a eminente expansão, a Cooperalfa passou a desdobrar inúmeras atividades e serviu de pilar para a eclosão de outras cooperativas e sociedades do mesmo gênero.

A cooperativa atua nos segmentos de suinocultura, avicultura, citricultura, bovinocultura de leite, recebimento e industrialização de trigo, soja e milho.

Estrutura

Sempre investindo maciçamente em silos e armazéns para processar a limpeza, secagem e armazenagem das safras, a estrutura da Cooperalfa é ampla.

Com capacidade de armazenagem de grãos de aproximadamente 500 mil ton, movimenta por ano perto de 15 milhões de sacas.

São 15 mil famílias associadas, sendo mais de 85% inseridas na economia familiar, distribuídas em 80 municípios catarinenses e alguns no PR.

Estivera presentes para dar as boas-vindas ao município de Nova Alvorada do Sul, O prefeito Juvenal Neto, Presidente da Câmara Edir Alves Mesquita, Vereador Nélio Justen, Secretário de Obras Dinarte Rezende, Secretaria de Saúde Adeliza Abrami, Secretaria de Educação Maze Piazalunga, Secretário de Meio Ambiente Irani, e demais autoridades e convidados presentes

Cooperalfa faz aquisição de estrutura que era do Grupo 3 M e ja inicia as Atividades:/ foto Ronaldo Bueno

Cooperativa Agroindustrial Alfa; / Foto Assessoria

Estrutura de Armazenamento tem capacidade aproximada de 200 mil toneladas.;/Foto Ronaldo Bueno

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.