26.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Corredor Bioceânico pode transformar Nova Alvorada do Sul em Centro de distribuição de cargas

11/03/2020 14h29 – Atualizado em 11/03/2020 14h29

Corredor Bioceânico pode transformar Nova Alvorada do Sul em Centro de distribuição de cargas

Por Leandro Medina

Localizada estrategicamente, Nova Alvorada do Sul poderá se transformar no maior centro de distribuição de cargas do estado, uma vez que o município está, as margens da BR 267 e se tornará rota do Corredor Rodoviário Bioceânico.

Na manhã desta quarta-feira (11) o ministro João Carlos Parkinson de Castro, do Ministério das Relações Exteriores, esteve em Dourados para apresentar o projeto bilionário que liga os oceanos Atlântico e Pacífico à representantes do poder público, produtores rurais e empresários.

“Queremos com isso, impulsionar o mercado internacional, estreitando ainda mais as relações do Brasil com o mundo.”.

Segundo ele, o projeto já em fase de implantação e conta com recursos já alocados para esta finalidade. “Os recursos já estão assegurados, são US$ 75 milhões do Fundo Binacional de Itaipu. O grande investimento foi feito pelo Paraguai, que está pavimentando o Chaco, projeto de US$ 770 milhões, projeto pesado, mas estão fazendo com recursos próprios, emissão de títulos no mercado financeiro internacional”, explicou o ministro que é diplomata de carreira no Itamarati.

Entretanto, para firmar posição nesse eixo de relações comerciais, o município terá que se adequar às necessidades que estão sendo criadas a partir da fomentação desse projeto que irá exigir esforços dos setores organizados da sociedade local. “As obras que envolvem Brasil e Paraguai já estão bem aceleradas e devem ser concluídas em até três anos”, destaca João Carlos.

O ministro revela que os investimentos que estão sendo feitos irão permitir a ligação entre Porto Murtinho e os portos dos Norte do Chile, particularmente o porto de Antofagasta, que vai representar enormes vantagens para negócios, turismo, e integração maior com a região.

Segundo ele, isso possibilitará conexão rodoviária entre Porto Murtinho e os portos dos Norte do Chile, particularmente o porto de Antofagasta, que vai representar enormes vantagens para negócios, turismo, e integração maior com a região.

João Carlos também aponta a economia de tempo, uma vez que a ligação com Pacífico será encurtada em 12 dias, agregando vantagens como redução no custo do frete, comercialização de containers a partir dos portos chilenos com redução de custos de 27% para um contêiner de 20 pés, e de 35% para contêiner de 40 pés.

O ministro também destacou a possibilidade de trazer insumos da Ásia e começar a desenvolver na região uma base industrial, com importação de produtos acabados, como carros, computadores, e comercializar e distribuir pelo Centro-Oeste para o Norte do país.

Conforme estudos em andamento a BR 267 que passa por Nova Alvorada do Sul, fica mais de 100 quilômetros mais perto que outros trajetos estudados.

Br 267 em Nova Alvorada do Sul. Foto: Correio do MS

Corredor Bioceânico pode transformar Nova Alvorada do Sul em Centro de distribuição de cargas

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.