24/09/2019 19h12 – Atualizado em 24/09/2019 19h12
Desenvolvimento agrário em terras indígenas é tema de audiência pública proposta pelo deputado Neno Razuk
Por Imprensa Neno Razuk
As áreas das comunidades indígenas em Mato Grosso do Sul somam aproximadamente 700 mil hectares. Pensando em discutir formas de beneficiá-las por meio de programas de produção agrícola sustentável, o deputado estadual Neno Razuk, que preside a Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas e Quilombolas da Assembleia Legislativa, propôs a realização da audiência pública Desenvolvimento Agrário em Terras Indígenas, que será realizada nesta quinta-feira (26), às 14 horas, no Auditório Deputado Júlio Maia.
“Queremos discutir formas de tornar as terras indígenas mais produtivas e contribuir para o desenvolvimento dessas comunidades”, declarou o deputado estadual Neno Razuk. Uma das experiências considerada exitosa é a desenvolvida na comunidade Parecis, em Mato Grosso, onde os indígenas conseguiram desenvolver o plantio de soja, feijão, milho e algodão.
Considerando as particularidades de Mato Grosso do Sul, tanto no que diz respeito à dimensão das áreas, quanto à aptidão das etnias, a audiência pública vai discutir caminhos e possibilidades para melhor desenvolver as comunidades.
Estão confirmadas as presenças de representantes da Famasul, Senar, Funai e Comissão de Assuntos Agrários e Agronegócios da OAB-MS, além do secretário de Agricultura de Dourados, Alceu Júnior, e do vice-líder do Governo Federal na Câmara, deputado José Medeiros.