25.8 C
Campo Grande
domingo, 24 de novembro de 2024

Pedro Chaves diz que aprovação do PLC 28 será uma “tragédia”

27/10/2017 09h30 – Atualizado em 27/10/2017 09h30

Pedro Chaves diz que aprovação do PLC 28 será uma “tragédia”

Por Imprensa Senador Pedro Chaves

O senador Pedro Chaves (PSC/MS) considera “uma tragédia” a possibilidade de o Senado aprovar sem emendas o Projeto de Lei da Câmara 28/2017 que, a pretexto de regularizar o transporte individual de passageiros feito por motoristas que usam aplicativos, como o Uber, o 99 e o Cabify, na verdade, impõe uma série de dificuldades que acabarão por inviabilizar o serviço. Na noite da terça-feira (24), o Plenário aprovou, por 46 votos a favor e 7 contra, requerimento para que o PLC 28 tramite em regime de urgência e entre em votação já na semana que vem.

“Do jeito que está , este projeto, que veio sob encomenda da Câmara dos Deputados, na realidade, representa o fim do transporte por aplicativo no Brasil, porque obriga os carros a usarem chapa vermelha, como os taxis, e determina que a licença para funcionamento seja concedida pelas prefeituras, o que é inexequível, pois cria uma burocracia impossível de ser cumprida por uma atividade que representa hoje a sobrevivência de aproximadamente 17 milhões de motoristas em todo o país, a maioria esmagadora de desempregados, que buscam nas empresas de aplicativos uma maneira justa e honesta de sustentar suas famílias”, afirmou o senador, autor de uma proposta alternativa, que concilia os interesses dos motoristas de Uber com os dos taxistas.

Pedro Chaves defendeu o projeto substitutivo que apresentou como a melhor alternativa para o impasse.

— O meu projeto foi estudado durante seis meses. Promovi audiências públicas com representantes do Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica], dos motoristas das empresas de aplicativos e dos taxistas. O meu texto retrata tudo isso. O transporte por aplicativo significa empregos. Dou no meu projeto todas as garantias, porque o que me interessa é a sociedade brasileira, que aprovou e usa essa nova forma alternativa e barata de transporte — ressaltou.

O senador lamentou que o Congresso esteja se submetendo a corporações, em vez de levar em conta os interesses da população.

“Nós temos aqui no próprio Senado diversas pessoas que moram no entorno e pagam no transporte por aplicativo uma tarifa em torno de R$ 10 para chegar em casa. Se pegarem um táxi terão que pagar no mínimo R$ 25. Em todo o Brasil essa situação se repete. Milhões de trabalhadores de baixa renda, que nunca nem pensaram em andar de táxi por causa do alto custo, utilizam o Uber, o 99 ou a Cabify com frequência. Mas, infelizmente, nas discussões que se travam aqui, ninguém está pensando nos usuários”, lamentou Pedro Chaves.

Pedro Chaves diz que aprovação do PLC 28 sem emendas será uma tragédia

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.