A Justiça Eleitoral de Bandeirantes, deferiu liminar contra grupo de WhatsApp denominado “Agora é a vez do Povo” da cidade de Rochedo-MS
O caso envolve a divulgação de informações falsas, conhecidas popularmente como fake news, onde foi divulgado um vídeo de propaganda eleitoral de candidato adversário no qual consta montagem do vereador Pedro Luis da Silva Almeida “cheirando um pó branco e com os olhos vermelhos dizendo Não vote no 10”.
Ainda, no grupo de WhatsApp “Debatendo o melhor para Rochedo”, no dia 04/10/2024, teria sido postado pelo, titular da linha de telefone celular n. (67) 98131-2381, a imagem inserida no vídeo publicado pela Representada Luiza com a seguinte legenda: ” Tem um candidato a prefeito tb acusado de extrupo de menores e tbm chefiar vendas de droga em Rochedo e quer dar uma de santo q não é, tem mais coisa hem.”
A decisão judicial determina a exclusão imediata de todas as postagens. “Ante o exposto, defiro o pedido liminar para determinar aos representados e aos administradores dos citados grupos a imediata cessação e remoção dos vídeos e mensagens veiculados, sob pena de multa diária de R$ 2.000,00 (dois mil reais) por dia de descumprimento, nos termos do artigo 303 do Código de Processo Civil e artigo 5º da Resolução TSE n. 23.735/2024. Oficie-se às empresas de telefonia requisitando informações que possam identificar e qualificar o titular da linha (67) 98131-2381”
Além disso, a coordenação também garantiu que continuará vigilante para garantir que outras falsas informações não sejam usadas para confundir os eleitores. A campanha sinalizou que, caso outras fake news sejam espalhadas, a coligação continuará recorrendo à Justiça para proteger a integridade do processo eleitoral.