31/08/2017 11h27 – Atualizado em 31/08/2017 11h27
Petrobras irá aumentar gasolina em 4,2% – maior elevação desde setembro de 2015
Por Leandro Medina com informações da NOVACANA
A Petrobras vai elevar em 4,2% o preço da gasolina e em 0,8% o do diesel nas refinarias a partir desta quinta-feira (1º). Essa é a primeira alteração nos preços a entrar em vigor em setembro e é mais uma resposta à forte alta nos preços da gasolina no mercado internacional em função da tempestade tropical Harvey, que levou ao fechamento de cerca de um quarto da capacidade de refino dos Estados Unidos.
O aumento também é o maior já registrado desde que a nova política de reajuste de preços da Petrobras entrou em vigor. A elevação apenas não supera a registrada em setembro de 2015, na gestão de Aldemir Bendine, quando o preço teve um aumento de 6% nas refinarias.
Atualmente, a Petrobras realiza reajustes quase diários nos valores da gasolina e do diesel, uma medida que faz parte da nova política de preços da companhia, anunciada pela estatal em 30 de junho. Desde que a medida entrou em vigor, o preço da gasolina nas refinarias subiu 2,9% e o do diesel 5,1% (valores incluem mudança anunciada).
O objetivo da Petrobras é acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores, tentando evitar uma possível perda de participação no mercado. Assim, elementos como o câmbio e as cotações internacionais também fazem parte dos cálculos.