23/03/2017 09h30 – Atualizado em 23/03/2017 09h30
Prefeitura faz redução de cargos comissionados, gerando 389.710,56 de economia para os cofres públicos
Além da redução outros 42 cargos foram extintos e isso resultará economia para os próximos quatro anos de gestão
Por Tainan Gama
Na tarde de ontem (22), o prefeito Arlei Silva Barbosa (PMDB) realizou junto do Procurador Jurídico Oliveira Sérgio, do Coordenador de Recursos Humanos Adelamar Barbosa, da Tesoureira Luciene Quadros, do Assessor de Comunicação e Instituição Patrese Marengo Rios, e do Presidente da Câmara de Vereadores Edir Alves Mesquita, uma coletiva de imprensa para esclarecer sobre os assuntos entorno das diárias e cargos comissionados.
Segundo o prefeito Arlei, o valor das diárias entre os anos de 2013 e 2016 eram exorbitantes e não possuía uma base logica, ainda segundo ele a redução se deu para que o valor gasto seja investido no município da maneira adequada.
As diárias possuem valores diferentes, isso depende do cargo ocupado e para qual finalidade ela será usada. Por exemplo: Para o prefeito ir de Nova Alvorada do Sul à Campo Grande, ele receberia em torno de 980,00, na atual gestão o valor foi reduzido para 400,00. Para que ele saia do município e vá para fora do estado, a diária ficava em torno de 1.970,00, hoje o valor caiu para 700,00. Obtendo uma redução total de cerca de 3.400,00 para os cofres públicos apenas com redução desses beneficio.
Outra redução de valores se deu na redução de 42 cargos que foram extintos na gestão 2017, sendo 13 vagas de Coordenadores de Departamento, 5 de Assessores I, 4 vagas de Assessor II, 2 vagas de Chefe de Equipe, 3 vagas de Assessor de Gabinete, 15 vagas de secretario. Em contra partida 11 cargos foram criados para adaptação de funções exercidas dentro da Prefeitura Municipal, sendo 10 Gerentes de Setor e 1 Secretário de Governo, onde os gerentes farão função semelhante ao já exercida pelos chefes de equipe, ou até mesmo coordenadores de departamento.
Segundo o Procurador Jurídico, a redução mensal será de 8.118,97 mensais, com a extinção e redução de cargos no poder publico.
Além das reduções de cargos, o gestor municipal citou ainda sobre outras reduções realizadas, que ainda não possuem valores exatos para demonstrativos, mas que já fazem diferença nos cofres públicos, onde aluguéis de prédios e carros foram reduzidos, manutenções em instalações hidráulicas e elétricas, para redução dos valores das taxas cobradas.