08/12/2016 14h48 – Atualizado em 08/12/2016 14h48
No susto, o acadêmico assumiu a presidência da juventude e conseguiu implantar a JPTB em 39 municípios
Por Assessoria de Comunicação – PTB-MS
Douglas Welker assumiu a presidência estadual da juventude do PTB em maio deste ano. Sua caminhada na política sul-mato-grossense começou no susto, como ele mesmo gosta de dizer. Campo-grandense, 30 anos, pai, está no 6º semestre do curso de direito, é vice-presidente da Atlética, músico, aos nove anos de idade já tocava no grupo da igreja, passou pela carreira militar, e atualmente desenvolve um trabalho dentro da juventude petebista.
“Servir ao Exército Brasileiro sempre foi um sonho de família, meu avô serviu e sempre me incentivou a ingressar na carreira militar. Quando fui para o quartel aos 18 anos, me deparei com um mundo totalmente novo que contribuiu muito para o homem que me tornei hoje, com muita responsabilidade e disciplina. De soldado, cabo a 3º sargento passei por diversas sessões nesses oito anos. O prazo venceu e acabei deixando o Exército”, pontua Douglas.
Após sua passagem pela carreira militar, Douglas ingressou na faculdade de direito. Hoje está no 3º ano, já foi eleito líder de sala, passou pela tesouraria da Atlética, e hoje ocupa a vice-presidência. Para ele liderar se tornou natural.
“Por ter meu primeiro contato dentro do Exército na área jurídica me identifiquei e optei pelo curso de direito. Mesmo que involuntariamente sempre fui uma liderança, as coisas na minha vida tinham um ciclo natural, que sempre me levaram a liderar e somar na vida das outras pessoas. Primeiro como líder de sala, tesouraria e hoje vice-presidente da Atlética. Já dentro da Atlética, a nossa visão era apagar um pouco esta imagem que a Atlética tem, de servir apenas para organizações de festas, e o recrutamento de atletas para os jogos, nosso grupo queria mais que isso, queria levar aos acadêmicos a importância de poder contribuir. Realizamos ações sociais como campanha para doação de sangue, campanha para doação de brinquedos, visitas em asilos, a partir desta ideia de conscientização começamos a mudar a cara da Atlética”.
Mesmo sempre liderando, o acadêmico não havia atuado em nenhum segmento político até o momento e nem mesmo pensado a respeito, nunca se filiou a nenhum partido.
Juventude Petebista
O acaso e o destino são grandes aliados de Douglas, com seu espírito de mudança e a vontade de querer sempre contribuir, a convite de um amigo, participou de uma reunião da juventude petebista, onde sua naturalidade e discernimento de alguma forma chamaram a atenção do presidente estadual da sigla, Nelson Trad Filho. Levando o jovem acadêmico a assumir uma importante missão, liderar a juventude estadual do PTB.
“Recebi o convite da reunião de um amigo, de verdade nunca me interessei por política, tão pouco almejei assumir alguma liderança. A visão que eu sempre tive de um modo geral de todo o cenário político do nosso Estado nunca me agradou. No momento que recebi o convite, fiquei surpreso, me perguntando se daria conta de liderar um grupo político, mesmo nunca me envolvendo diretamente. Mesmo assim resolvi aceitar, e nesses seis meses, posso dizer que a minha visão mudou totalmente, hoje vejo a importância da participação do jovem na política, a juventude é que vai mudar a política”, desabafa o acadêmico.
Inexperiente na área política, mas com um poder de liderança incrível, e cede de aprender, Douglas implantou em 39 municípios a JPTB. Como presidente nesse pouco período de tempo organizou reuniões e liderou a juventude petebista na eleição municipal de Campo Grande, apoiando e alinhando a juventude, através de palestras e reuniões. O apoio para os jovens que concorreram às eleições municipais no interior do Estado também puderam contar não só com a ajuda de Douglas, mas de toda Comissão Executiva da Juventude, seja em uma orientação jurídica ou digital.
“Nosso trabalho na última eleição municipal foi maravilhosa, era gratificando poder reunir os jovens para debatermos assuntos de interesse público. Quanto ao interior minha orientação assim como a dos outros membros veio através da mídia e orientação na prestação de contas. Hoje somos 39 comissões jovens, e para 2017 os 79 municípios terão um representante”, garante o presidente.
Para 2017 o presidente da juventude espera intensificar ainda mais a participação dos jovens, com projetos e simpósios. “Estamos finalizando a agenda para o próximo ano, e posso garantir que 2017 será um ano de muitas conquistas, não só na Capital , mas no interior do Estado”, finaliza.