15/12/2016 10h12 – Atualizado em 15/12/2016 10h12
Prefeito eleito de Campo Grande anuncia primeiro escalão da prefeitura
Por Lidiane Kober
O prefeito eleito de Campo Grande, anunciou, na manhã desta quinta-feira (15), em entrevista coletiva, no Diretório Regional do PSD, o primeiro escalão da prefeitura. Ele revelou 23 nomes dos ocupantes das principais pastas da administração municipal.
Marcelo Vilela será o secretário municipal de Saúde e Ilza Mateus de Souza comandará a pasta de Educação. O engenheiro civil Rudi Fiorese chefiará a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação e Antônio Cézar Lacerda Alves a Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais.
Nilde Brun será a comandante da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, enquanto Maria Angélica Fontanari de Carvalho será a secretária de Assistência Social. Luiz Fernando Buainain estará à frente da SEDESC (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia e Agronegócio) e Evelyse Ferreira Cruz Oyadomari da Secretaria Municipal de Administração.
A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) ficará sob o comando de José Marcos da Fonseca e Valério Azambuja será o secretário Municipal de Segurança Pública. Já a Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle será de responsabilidade de Pedro Pedrossian Neto.
A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande (AGEREG)
será chefiada por Vinícius Leite Campos e a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AGETRAN) por Janine de Lima Bruno, enquanto a Agência Municipal de Habitação de Campo Grande (EMHA) será comandada por Eneas José de Carvalho.
Os institutos de Previdência de Campo Grande (IMPCG) e de Tecnologia da Informação
(IMPT) serão presididos, respectivamente, por Lauro Davi e Paulo Fernando Garcia Cardoso, enquanto Berenice Maria Jacob Domingues será responsável pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (PLANURB).
O procurador-geral do Município será o advogado Alexandre Ávalo e nova Controladoria da Transparência Pública será comandada por Evandro Ferreira de Viana Bandeira. As fundações de Esporte (Funesp) e Social do Trabalho (Funsat) serão dirigidas, respectivamente, por Rodrigo Barbosa Terra e Cleiton Freitas Franco.
O chefe do gabinete do prefeito será o advogado Alex Oliveira Gonçalves e Gildo Andrade comandará a superintendência de Comunicação.
Perfil dos secretários
- AGEREG – Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande
Vinícius Leite Campos, graduado em direito, especialista em Direito Constitucional. Desde 2003, atua como advogado com ênfase em direito administrativo. Em outubro, foi nomeado superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral de Mato Grosso do Sul.
- AGETRAN – Agência Municipal de Transporte e Trânsito
Janine de Lima Bruno, engenheiro civil, especialista em engenharia de Trânsito. Trabalhou na Inspetoria de Engenharia, Arquitetura e Meio Ambiente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), foi diretor de Transportes da Agetran e chefe do setor de Planejamento da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Cajamar/SP.
- EMHA – Agência Municipal de Habitação de Campo Grande
Eneas José de Carvalho, bacharel em Direito. Atua na Emha desde 2009, começou como assessor técnico, foi diretor de atendimento, passou a adjunto da pasta até chegar a presidência da Agência Municipal de Habitação.
- Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Nilde Brun, formada em Ciências Econômicas pela Faculdade Unidas Católicas de Mato Grosso e pós-graduada em Administração em Turismo e Hotelaria. Foi superintendente de Turismo na Secretaria de Estado da Produção e Desenvolvimento Sustentável e a primeira diretora-presidente da Fundação de Turismo do Estado. Também presidiu o Conselho Geopark Pantanal-Serra da Bodoquena e foi Superintende do Instituto de Pesquisa da Fecomércio-Ms.
- Gabinete do Prefeito
Alex Oliveira Gonçalves, advogado e chefe de gabinete desde o mandato de vereador do prefeito eleito de Campo Grande, Marquinhos Trad e foi um dos coordenadores da campanha a prefeito.
- IMPCG – Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande
Lauro Davi, professor aposentado da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), mestre em Educação. Foi deputado estadual e presidiu por 10 anos a Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores).
- IMTI – Instituto Municipal de Tecnologia da Informação
Paulo Fernando Garcia Cardoso, advogado, pós-graduado em Direito Processual Civil e assessor de Marquinhos desde 2011.
- PLANURB – Instituto Municipal de Planejamento Urbano
Berenice Maria Jacob Domingues, advogada, especialista em gestão e direito ambiental e em gestão de cidades. Presidiu o Planurb de 2004 a 2008 e foi secretária de Assistência Social da Prefeitura de Campo Grande.
- SAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
Maria Angélica Fontanari de Carvalho, formada em Direito, mestre em Educação e pós-graduada em Ciências Criminais e Gestão de Segurança. Faz parte do Conselho Estadual Antidroga, é professora universitária há 11 ano e escrivã de polícia do Garras.
- SEDESC – Secretaria Mun. de Desen. Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia e Agronegócio
Luiz Fernando Buainain, engenheiro civil e administrador de empresas, com MBA em gestão executiva e pós em administração. Presidiu a Associação Comercial de Campo Grande por seis anos e foi presidente nacional da Distribuidora Farmacêutica.
- SEGOV – Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais
Antônio Cézar Lacerda Alves, advogado e presidente regional do PSD. Atuou como conselheiro estadual da OAB/MS e foi professor universitário. Coordenou a campanha a prefeito de Marquinhos Trad.
- SEINTRHA – Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação
Rudi Fiorese, engenheiro civil, foi gerente das áreas de Panejamento, Orçamento e Licitação da Cobel Construtora, onde atuou em várias obras de infraestrutura urbana. A partir de 2014, foi para a CCRMSVia trabalhar na Gestão das obras de Duplicação e Restauração da BR-163/MS.
- SEMAD – Secretaria Municipal de Administração
Evelyse Ferreira Cruz Oyadomari, graduada em educação física, com pós em Didática e Metodologia do Ensino Superior. Atuou como secretária de Estado de Gestão de Recursos Humanos de MS, diretora-presidente da Empresa de Gestão de Recursos Humanos e Patrimônio de MS e diretora do Departamento de Administração de Pessoal da Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Campo Grande.
- SEMADUR – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
José Marcos da Fonseca, formado em Arquitetura e Urbanismo, com especialização em gestão regional e urbana. Em Campo Grande, foi secretário Municipal de Controle Urbanístico e secretário Municipal de Planejamento e Coordenação Geral. Atuou ainda como membro organizador e presidente da Associação Profissional dos Arquitetos de MS, como conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul e foi professor universitário.
SEMED – Secretaria Municipal de Educação
Ilza Mateus de Souza, pedagoga, especialista em metodologia do ensino superior e pós-graduada em gerência de cidade. Forte atuação em políticas sociais, com ênfase em educação. Atuação na função de coordenadora de Normatização das Políticas Educacionais (SED/MS), coordenadora-geral do PROJOVEM e secretária de Assistência Social da Capital de Mato Grosso do Sul por dois anos e meio e superintendente de Educação Infantil (SEMED/CG), além de coordenadora da Política de Humanização do SUS-SESAU/CG-MS
- SEMSP – Secretaria Municipal de Segurança Pública
Valério Azambuja, advogado, policial federal aposentado, trabalhou no Ministério da Justiça em Brasília e foi secretário de Segurança da Prefeitura de Campo Grande.
- SEPLANFIC – Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle
Pedro Pedrossian Neto, economista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em economia política pela PUC-SP. Ele já atuou como professor universitário. Em 2014, foi secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (SEPROTUR) e, no mesmo ano, foi membro do Conselho de Administração do SEBRAE.
- SESAU – Secretaria Municipal de Saúde Pública
Marcelo Vilela, médico urologista (FUNSAU/HUMAP-UFMS), doutor em Medicina pela Unifesp/SP, Postdoctoral Urologia Pediátrica pela UCSF/USA. Professor Adjunto FAMED UFMS; MBA em Gestão de Cooperativas Médicas pela FGV.
- Procuradoria-geral do Município
Alexandre Ávalo, advogado e consultor jurídico. Professor de Direito Processual e Constitucional (graduação e pós-graduação), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Escola da Magistratura (ESMAGIS), entre outros. Pós-graduado em Direito Constitucional (PUC-RJ) e Direito Processual Civil (INPG). Pós-graduando em Direito Tributário (PUC-MG). Mestrando em Direito (UFMS). Ex-Assessor Jurídico no Tribunal de Justiça-MS. Coordenador e coautor de diversas obras jurídicas e de artigos publicados em revistas e sites especializados.
- Controladoria e Transparência Pública
Evandro Ferreira de Viana Bandeira, advogado há 50 anos, foi o primeiro procurador judicial de Mato Grosso do Sul, indicado três vezes para ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), tem vários trabalhos publicados e atuou como conselheiro estadual e federal da OAB.
- Funesp (Fundação Municipal de Esportes)
Rodrigo Barbosa Terra, professor de Educação Física, mestre em Educação, doutor em Ciência do Exercício do Esporte. Presidiu a Fundação Estadual de Esporte e Lazer (Fundesporte) e foi secretário da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso Sul.
- Funsat (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande)
Cleiton Freitas Franco, engenheiro eletricista e engenheiro de segurança do trabalho. Foi diretor financeiro da Eletroline por 14 anos, foi oficial da marinha por 11 anos e é professor universitário.
- Superintendência de Comunicação
Gildo Andrade, graduado em administração com ênfase em marketing, pós-graduado em MBA executivo em gestão de negócios, mestre em produção e gestão agroindustrial, professor universitário e consultor de marketing.