14/03/2017 16h05 – Atualizado em 14/03/2017 16h05
Jardim terá apoio do Ministério da Integração Nacional
Ministério da Integração reconhece situação de emergência em Jardim
Por Leandro Medina
O Município de Jardim, distante 236 km de Campo Grande, está entre os 13 municípios que tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional por desastres naturais. A decisão do governo federal foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.
Com o reconhecimento, a prefeitura passa a ter acesso às ações de apoio emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para socorro e assistência à população, restabelecimento dos serviços essenciais e recuperação das áreas danificadas.
De acordo com nota divulgada nesta terça-feira, 14, pelo Ministério da Integração Nacional, para acessar o apoio emergencial disponibilizado pelo governo federal os municípios devem apresentar o Plano Detalhado de Resposta, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, disponível no endereço eletrônico http://www.mi.gov.br/defesa-civil/s2id, após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado.
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Em 09 de fevereiro de 2017 o prefeito de Jardim Guilherme Monteiro (PSDB), decretou situação de emergência e partes de áreas urbanas e rurais de Jardim, devido a intensidade das chuvas na região.
PONTE DO GUARDINHA
A ponte sobre o rio Guardinha, localizada a 17 km de Jardim caiu após fortes chuvas atingirem a região de Jardim nos meses de janeiro e fevereiro. A ponte do guardinha uma das mais importantes do município dá acesso aos assentamentos Guardinha e Recanto do Rio Miranda à BR-060 que liga Jardim a Bela Vista.
Diante da situação, cerca de 200 famílias residentes nos assentamentos ficaram ilhadas.Com a queda da ponte, os moradores da região precisam desviar por cerca de 100 km, pela Cabeceira do Rio APA, já próximo a Bela Vista, para ter acesso à rodovia.
Na ocasião o vice-prefeito e secretário de obras, Geraldo Alencar, informou que a prefeitura de Jardim montou uma comissão através do COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) e foi feito um levantamento na área urbana e rural, sobre os prejuízos causados pela chuva, para buscar recursos junto a Defesa Civil com recuperação dos danos no município.
Além da ponte da região do Guardinha, também foram danificadas as pontes do Santa Clara, Curê e Fazenda Rancho Novo.