Inclusão e qualificação da Pessoa com Deficiência foram pautas do Workshop Acessibilidade, realizado pela Biosul em parceria com o Ministério do Trabalho. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (7/12), no escritório da Biosul, em Campo Grande (MS).
A programação contou com um panorama sobre o perfil profissional da Pessoa com Deficiência (PcD) no Estado e apresentação das ações e programas desenvolvidos pelas usinas sucroenergéticas que ofertam oportunidades de emprego dedicadas à PcD.
O encontro reuniu os profissionais de Recursos Humanos das usinas e contou com a apresentação das Associadas Adecoagro, Atvos e Raízen, que compartilharam inovações implementadas desde o processo de recrutamento e qualificação até mudanças estruturais que garantem mais acessibilidade dentro das usinas.
O encontro foi conduzido pelo diretor-executivo da Biosul, Érico Paredes, e contou com a presença do Douglas Ferreira Santos, coordenador da Fiscalização de Inserção das Pessoas com Deficiência do Ministério do Trabalho, Eliene Rodrigues de Souza, assessora técnica em Pessoas com Deficiência (PcD) da Superintendência Regional do Trabalho (SRT/MS) e Lilian Fonseca da Costa Lessa Varandas, chefe da Divisão de Reabilitação Profissional do INSS. Por videoconferência, o Workshop contou com a participação de Rodrigo Almeida, do Outback, que compartilhou ações de sucesso para inclusão de PcD na unidade Campo Grande.
“É muito importante essa troca de experiência visando à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O grande desafio do momento é promover a acessibilidade adequada para qualificação e empregabilidade dessas pessoas, identificando suas habilidades e respeitando suas necessidades. Nosso objetivo é que, em um futuro não distante, todas as pessoas com deficiência do estado tenham amplo acesso a um mercado de trabalho inclusivo e livre de preconceitos”, comentou o coordenador da Fiscalização de Inserção das Pessoas com Deficiência do Ministério do Trabalho.