22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 4 de abril de 2025

Sancionada lei que autoriza criação do Centro Municipal de Interpretação de Libras de Campo Grande

30/11/2019 08h07 – Atualizado em 30/11/2019 08h07

Sancionada lei que autoriza criação do Centro Municipal de Interpretação de Libras de Campo Grande

Por Heloísa Lazarini-Assessoria de Imprensa Vereador

Foi sancionada nesta sexta-feira (29), a lei que autoriza a criação do Centro Municipal de Interpretação de Libras de Campo Grande (CMILCG). A Lei Municipal n. 6.341/2019 foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira. O Projeto de Lei n. 9.553/19, apresentado pelo vereador Otávio Trad (PTB) e aprovado por unanimidade no dia 31 de outubro deste ano.

A ideia de criar uma central de interpretação de Libras surgiu para atender uma demanda da comunidade surda de Campo Grande apresentada pelo presidente da Associação de Famílias, Amigos, Profissionais e Pessoas Surdas de Mato Grosso do Sul (AFAPSMS), Adriano Gianotto. Conforme o projeto, o CMILCG terá como objetivo facilitar a comunicação entre as pessoas surdas ou com deficiência auditiva e os servidores municipais que atuam, diretamente, com o atendimento ao cidadão.

O atendimento na central será feito com o auxílio do intérprete de Libras, que irá intermediar o diálogo entre surdos e pessoas com deficiência auditiva e o servidor municipal por meio de transmissão de vídeo ao vivo. Também haverá a disponibilidade de solicitar o acompanhamento do intérprete de Libras mediante agendamento.

Para o vereador, a criação da central é uma maneira eficaz de garantir à comunidade surda acesso aos serviços públicos no âmbito municipal. “A sanção desta lei, elaborada de forma coletiva e com participação ativa da comunidade surda, é uma grande avanço para Campo Grande. Hoje, existem aproximadamente cinco mil pessoas surdas ou com deficiência auditiva em nosso Município.

“Abertura da central vai garantir a acessibilidade para comunidade surda o que é uma luta de muitos anos, viabiliza que o surdo tenha acesso aos serviços públicos com comunicação adequada”, explica Adriano.

Sancionada lei que autoriza criação do Centro Municipal de Interpretação de Libras de Campo Grande

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.