23/04/2019 08h03 – Atualizado em 23/04/2019 08h03
PF de SP deflagra operação contra quadrilha especializada em tráfico internacional
Grupo também é investigado por lavagem de dinheiro. São cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em SP e MS.
Por Isabela Leite, GloboNews
A Polícia Federal de SP deflagrou na manhã desta terça-feira (23) a operação Aplique para desarticular uma quadrilha especializada no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
Os agentes cumprem 14 mandados de busca e apreensão para endereços ligados ao chefe da quadrilha em cidades da Grande São Paulo e em Campo Grande (MS). Também há um mandado de prisão preventiva contra o chefe da quadrilha, mas ele já está preso desde outubro de 2018. O chefe da quadrilha, conhecido como “Boy”, é da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
A Justiça determinou ainda o bloqueio de bens ligados ao grupo: seis imóveis, oito veículos e R$ 30 milhões que possam ter sido adquiridos com o dinheiro do tráfico.
A investigação começou em 2017, quando a PF apreendeu R$ 240 mil em dinheiro na cidade de São Paulo que seria entregue para pagar uma remessa de droga, transportada por um helicóptero.
Com a abordagem, a aeronave não pousou e a droga não foi entregue, mas os suspeitos que estavam com o dinheiro foram abordados e ouvidos.
A PF começou a monitorar a quadrilha e no dia seguinte um dos suspeitos foi preso no Guarujá.
Durante a investigação, a Polícia Federal identificou que o chefe da quadrilha lavava o dinheiro do tráfico em salões de beleza na capital paulista.
Ele também foi investigado pela equipe da PF no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. No começo desse mês, o chefe da quadrilha foi preso por recrutar as chamadas “mulas do tráfico”, que são pagas para transportar drogas para o exterior.