04/09/2018 09h57 – Atualizado em 04/09/2018 09h57
Saiba como implantar uma cultura de segurança do trabalho na sua empresa a partir de simples estratégias
Por Rafaela Fernandes
É presente no senso comum empresarial a ideia de que apenas o investimento em Segurança do Trabalho ou nos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é suficiente para prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Este é um mito que precisa ser desconstruído, pois o investimento em profissionais e equipamento auxiliará na proteção de seus funcionários e sua empresa, mas não é determinante nesta proteção.
No Brasil, são recorrentes as ocorrências de acidentes durante o trabalho – mais de 700 mil casos são registrados por ano segundo a Organização Internacional do Trabalho – e impressiona que, muitas vezes, a empresa tem um Técnico em Segurança do Trabalho ou tem os equipamentos necessários. A partir disso, é fundamental compreender que são estratégias para instaurar uma cultura de segurança no trabalho que fará toda a diferença.
Meros alertas de segurança não são suficientes na precaução de acidentes de trabalho. Por serem de curta duração, e de orientação rápida no início das atividades, os alertas acabam sendo esquecidos ao longo da rotina de trabalho. Além disso, ainda que sejam ensinados sobre o uso do equipamento de segurança, muitos funcionários não o usam regularmente – o que poderia ser solucionado com ampla fiscalização e punição.
Deve-se colocar na cabeça dos trabalhadores que manter-se atento é essencial e toda atividade deve ser executada com o máximo de cautela evitando, assim, a exposição à riscos desnecessários e imprudentes. A higiene e limpeza do local de trabalho são de extrema importância na cultura de segurança pois a partir dela é possível ter uma dimensão melhor do local de trabalho, além de prevenir quedas e escorregões.
Ressalte sempre que o equipamento, que deve ser fornecido pela empresa, deve ser diariamente utilizado e não só durante uma fiscalização do técnico. E, por fim, insista na comunicação entre os funcionários e a empresa no caso de algum incidente. Todo incidente deve ser comunicado o mais rápido possível para que a solução seja rápida também.
Trabalhar uma cultura de prevenção de acidentes no trabalho deve ser algo constante e de efeito permanente. É fruto de uma comunicação entre o profissional encarregado da segurança, o empresário e os funcionários. Lembre-se que os incidentes só ocorrem pois a prevenção fracassou. É essencial que a gestão como um todo discuta e ensine as medidas de segurança aos colaboradores.
É sempre interessante ressaltar que uma empresa referência em segurança e responsabilidade social com os trabalhadores é vantajosa não apenas a quem trabalha mas aos empresários. Funcionários saudáveis e seguros trabalharão melhor e aumentarão a produtividade da empresa