06/07/2018 11h18 – Atualizado em 06/07/2018 11h18
Lei que autoriza produção de parques infantis com pneus é sancionada
Por Heloísa Lazarini-Assessoria de Imprensa Vereador
A partir de agora o Município de Campo Grande terá oficialmente o “Programa Arte com Pneus”. A Lei Municipal 6.035/18, que autoriza a criação do programa, foi sancionada pelo prefeito Marquinhos Trad e publicada no Diogrande desta sexta-feira (6).
Com sanção da lei, escolas municipais, Centros de Educação Infantil (CEINF) e praças públicas poderão receber parques infantis fabricados por apenados do sistema prisional estadual tendo como matéria-prima pneus descartados. O projeto surgiu a partir da iniciativa de Felipe Augusto da Costa Souza, professor da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e de Vinicius Saraiva de Oliveira, agente penitenciário estadual.
Até momento, o Projeto Arte com Pneus é responsável pelo reaproveitamento de 2.200 pneus, beneficiando cerca de 1200 crianças de Centros de Educação Infantil de Campo Grande. Já participaram do projeto 40 internos do regime fechado, e 25 apenados do regime de semi-aberto.
O Projeto de Lei n. 8.728/17 foi aprovado por unanimidade na Casa de Leis, em 7 de junho deste ano, e é de autoria dos vereadores Otávio Trad (PTB), Delegado Wellington (PSDB), Eduardo Romero (Rede), Gilmar da Cruz (PRB) e André Salineiro (PSDB).
Sustentabilidade e Economia
O reaproveitamento de pneus descartados é benéfico não só para o meio ambiente, mas também é uma solução mais econômica para viabilizar a instalação de parques infantis na cidade. De acordo com o professor Felipe, da SEMED, os CEINFs que não possuem parques infantis serão os primeiros a serem contemplados pelo programa. Atualmente, segundo Felipe, existem 100 CEINFs na Capital, porém 14 não possuem parques infantis.
De acordo com valores repassados pela secretaria, o custo de instalação de um parquinho de ferro é de R$ 2.150,00, incluindo um balanço, um escorregador e uma gangorra. Já o custo de produção dos mesmos brinquedos com pneus descartados é de R$ 664,00.
Ressocialização
Outra vertente do programa é a ressocialização dos apenados. Para o vereador, esse é mais um dos fatores positivos da lei. “Este projeto é positivo em vários sentidos. Na questão ambiental, com a reciclagem dos pneus, na questão educacional, uma vez que as crianças terão acesso a um parque infantil, além da parte social, com a ressocialização dos internos do sistema penitenciário, sem contar com a possibilidade de instalar parques nas praças da cidade a um custo bem reduzido, isso é bom para o Município e para toda população”, explica vereador Otávio Trad.