18/04/2018 21h55 – Atualizado em 18/04/2018 21h55
Escândalo de venda de lotes do Incra no Distrito Pana pode estar ligado a fraude milionária na reforma agrária em MS
Operação Tellus deflagrada em 2010, chegou a prender 20 por fraude milionária na reforma agrária em MS, e os Prejuízo passa de 62 milhões de reais.
Por Leandro Medina com informações do Ministerio Publico Federal
O Ministério Público Federal em Dourados e a Polícia Federal de Naviraí, deflagraram no ano de 2010 a Operação Tellus (deusa da terra na mitologia romana), que desmantelou esquema criminoso que atuava nos projetos de reforma agrária na região sul do estado e na época 20 pessoas foram presas.
Segundo as investigações as irregularidades somam prejuízo de pelo menos 62 milhões de reais aos cofres públicos.
Conforme a Ação Penal nº: 0000780-22.2012.403.6006 que tramita no Juízo da 1ª Vara Federal de Naviraí-MS, diversas pessoas foram investigadas na época e cinco são réus neste processo, Arcelio Francisco José Severo, Joel José Cardoso, Lucio Kulner Meurer, José Antônio Fernandes e Moisés Neres de Souza, atual vice-prefeito de Nova Alvorada do Sul.
O Tribunal Regional Federal recebeu a denúncia postulada pelo Ministério Público Federal em desfavor dos réus, que agora corre em segredo de justiça.
Conforme apuramos junto ao Tribunal o processo encontra-se desde o dia 20 de março aguardando decisão do magistrado.
Entramos em contato com o vice-prefeito, mas até o fechamento desta matéria mas não atendeu nossas ligações. Uma das testemunhas arroladas no processo pediu para não ser identificada, mas confirmou que existe uma ação e que deu depoimento como testemunhas do réu, mas limitou-se em dar detalhes.
“Reservamos o direto de manisfestação por parte do vice-prefeito, para dos devidos esclarecimentos dos fatos apurados por nossa redação”