32.8 C
Campo Grande
terça-feira, 26 de novembro de 2024

“Podemos” participa de encontro nacional para definir pré-candidatos

09/11/2017 07h53 – Atualizado em 09/11/2017 07h53

“Podemos” participa de encontro nacional para definir pré-candidatos

Cláudio Sertão, que disputou eleição municipal em 2012 na Capital se coloca como nova opção para o Governo do Estado

Por Elvio Lopes

Nos dois últimos meses do ano, em que os partidos realizam reuniões, encontros e convenções para definir as pré-candidaturas às eleições do ano que vem, o Podemos participa, nesta quinta-feira (09), em Brasília, de um encontro nacional de presidentes regionais para confirmar a pré-candidatura do senador Álvaro Dias (PR) à presidência da República, ao mesmo tempo em que a executiva estadual da sigla discute com a cúpula a vinda do presidenciável a Mato Grosso do Sul para apresentar suas propostas e roteiro de campanha e o pré-lançamento da candidatura ao Governo do Estado.

O presidente da executiva estadual do Podemos, empresário Cláudio Sertão, que disputou, em chapa pura a prefeitura da Capital na eleição de 2012, confirmou que o partido pretende novamente apresentar a mesma situação para a eleição de 2018, com nomes próprios (o dele), como pré-candidato a governador e todas as vagas preenchidas para candidatos ao Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa. “Vamos novamente apresentar nossas propostas, desta vez ao Estado todo e disputar a eleição com chapa pura”, afirmou Sertão, que recebeu a reportagem de O PROGRESSO, em seu escritório, no centro de Campo Grande.

Atual secretário de Estado de Indústria e Comércio do departamento (estado) de Amambay, Paraguai, que tem como capital a cidade de Pedro Juan Caballero, onde inovou com a apresentação de projetos de desenvolvimento industrial para a região de fronteira – que vai de Bella Vista Norte a Salto Del Guairá, o “Indústria Sem Fronteira”, Sertão afirmou que vai apresentar propostas inovadoras também para a população de Mato Grosso do Sul.

“Nosso Estado hoje tem dois pré-candidatos com perfil diferenciado dos políticos, o juiz Odilon de Oliveira (PDT), que ainda não se definiu se disputará o governo estadual ou o Senado e eu coloco meu nome à apreciação popular, com o compromisso de reduzir o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para 12%; acabar com pelo menos 90% da terceirização das obras e serviços públicos; remunerar bem o servidor público para que possa atuar em um papel importante para a sociedade e acabar com o Fundersul, executando serviços públicos de qualidade e não deixar brechas para a sonegação fiscal como os autuais índices proporcionam”, afirmou Sertão.

Ele confirmou que o Podemos está estruturado em 56 municípios do Estado, com suas executivas municipais e que pretende, até o final do ano, chegar a todas as cidades sul-mato-grossenses. Possui dois vereadores em seus quadros (em Campo Grande e Sidrolândia) e pretende chegar a 30 vereadores filiados quando a janela política para mudança de partidos for aberta, a partir de março do ano que vem. “Uma das propostas aos nossos candidatos é que cada um dispute um só mandato e, para isso, todos os postulantes a cargos políticos devem assinar um termo com esse compromisso, como forma de renovar e mudar a realidade política atual”, destaca o pré-candidato.

De acordo com Sertão, se as convenções partidárias fossem realizadas hoje, o Podemos poderia compor com tranquilidade um colegiado eleitoral com chapa completa, com pré-candidatos comprometidos com a população e não com a política profissional, com cada cargo – de governador, vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual – devidamente preenchido. “Nossa expectativa é participar de um processo permanente de renovação na política, oferecendo opções de legitimidade e compromisso para nossa população, que atualmente conta com poucas oportunidades de escolha, com os políticos antigos que aí estão”, conclui Cláudio Sertão.

Empresário Cláudio Sertão, pré-candidato a governador em chapa pura pelo Podemos - FOTOS: ELVIO LOPES

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.