29.8 C
Campo Grande
domingo, 24 de novembro de 2024

Unidade Santa Luzia completa oito anos de atuação sustentável em Nova Alvorada do Sul

04/10/2017 13h40 – Atualizado em 04/10/2017 13h40

Unidade Santa Luzia completa oito anos de atuação sustentável em Nova Alvorada do Sul

Com mais de 1,7 mil empregos diretos gerados, Santa Luzia investe na capacitação de jovens da região e em programas sociais sustentáveis que beneficiam toda a comunidade

Por Caroline Novaes Furlan CDN – Comunicação Corporativa

Localizada na cidade de Nova Alvorada do Sul (MS), a Unidade Santa Luzia, da Odebrecht Agroindustrial, comemora oito anos de sua inauguração no próximo dia 14. A unidade é responsável pela geração de 1,7 mil empregos diretos e mais de 5 mil indiretos em toda a região.

Desde o início de sua atuação, Santa Luzia destaca-se pelo compromisso com a comunidade local, fomentando mudanças positivas nas economias do município ao ampliar a qualificação profissional das pessoas, a geração de renda e de serviços da região.

Em 2016, celebrou parceria com a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) para a criação do curso superior de tecnólogo em produção sucroalcooleira, com uma grade curricular diferenciada que atende as necessidades do mercado.

O acordo de cooperação possibilitou a criação da primeira turma de Integrantes do Polo Santa Luzia. O curso tem duração de dois anos e meio e as aulas são diárias e presenciais. Os Integrantes, que receberam bolsa de incentivo acadêmico, aperfeiçoam seus conhecimentos nas áreas agrícola, industrial e de manutenção. A iniciativa também conta com a parceria da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul (Fundect) para a contratação de professores e da Prefeitura de Nova Alvorada do Sul, com suporte para as instalações, livros didáticos e logística dos educadores.

A Unidade Santa Luzia investe também na capacitação dos jovens do entorno. Atualmente, cerca de 44 jovens com idade entre 18 e 22 anos, fazem parte do Programa Acreditar Jr., iniciativa que forma novos profissionais por meio de cursos profissionalizantes relacionados ao setor. Até o momento, mais de 5 mil horas de treinamentos já foram realizadas, correspondente ao programa desde o seu início, em 2015, beneficiando no total mais de 90 jovens.

A ideia é ampliar a possibilidade desses jovens ao ingressar no mercado de trabalho. “Acreditamos na transformação desses futuros profissionais e queremos que eles tenham mais oportunidades. O conhecimento e formação, com certeza, os ajudarão a galgar boas posições no mercado de trabalho”, explica Fabiano Pontes, superintendente do Polo Santa Luzia.

Por meio do Energia Social, a empresa também implementou oito programas sociais locais, que, até o momento, beneficiam mais de 30 mil pessoas da região. O programa tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável dos locais em que atua, promovendo a qualidade de vida das comunidades. “Em Nova Alvorada do Sul, a construção do Ponto de Cultura de Sustentabilidade, em parceria com a Prefeitura e a comunidade, permitiu a realização dos projetos culturais do município em um ambiente moderno e espaçoso. Ele possui capacidade de atender 300 pessoas por mês e oferece diversas atividades como aula de violão, viola, acordeon, corpo coreógrafo/baliza e banda marçal. Foi um ganho importante para o desenvolvimento sociocultural da cidade”, conta David Amorim, responsável por Pessoas e Administração no polo. Além do Ponto de Cultura, a empresa já investiu em projetos nas áreas de educação, atividades produtivas e preservação ambiental.

A Unidade Santa Luzia da Odebrecht Agroindustrial é responsável por produzir etanol e energia elétrica por meio da moagem de cana-de-açúcar. Para a safra 2017/2018, que se encerra em 31 de março de 2018, está prevista a moagem de 4,5 milhões de toneladas de cana, suficientes para produzir mais de 200 milhões de litros de etanol hidratado, 155 milhões de litros de etanol anidro e a exportação de 310 mil MWh de energia elétrica limpa, a partir do bagaço.

Sobre a Odebrecht AgroindustrialA Odebrecht Agroindustrial atua de forma integrada na produção de etanol, açúcar e energia elétrica. A empresa tem capacidade de produzir 3 bilhões de litros de etanol, 700 mil toneladas de açúcar e 3,1 mil Gwh/ano de energia elétrica a partir da cana-de-açúcar. Consolida seis polos produtivos, localizados nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Unidade Santa Luzia, da Odebrecht Agroindustrial Foto: Leandro Medina

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.