12/09/2017 16h23 – Atualizado em 12/09/2017 16h23
VEREADOR LUCIANO DIAS PRESTIGIA PROJETO DE ACADÊMICOS DA UNIGRAN REFERENTE AO MEIO AMBIENTE
Por Neliana Mendes
O projeto de extensão Reciclar é viver, idealizado pelos acadêmicos Taniela Mendes, Bruna Nascimento, Anderson Araújo e Thales Machado ambos formando do curso de educação física do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN, que tem por objetivo conscientizar os alunos do ensino médio da escola estadual Antônio Coelho a importância da preservação do meio ambiente para a melhoria da qualidade de vida.
De acordo com a acadêmica Taniela Mendes, educação física é saúde e não tem como falar em saúde sem preservação ao meio ambiente. Segundo ela para sensibilizar e incentivar os alunos sobre a importância da preservação, o projeto contará com uma gincana sustentável que irá recolher materiais recicláveis que serão doados para A APAE para artesanato, além disso haverá plantio de Ipês, árvore símbolo do estado do MS.
O vereador Luciano Dias esteve presente no lançamento do projeto e discorreu sobre a importância do mesmo. “Essa conscientização através de nossos jovens é primordial, pois toda transformação acontece através da educação, ressaltando assim que cada ação que o ser humano faz ou fará gerará um impacto no meio que o cerca. Por exemplo, as queimadas, que aconteceram recentemente em nosso município, o tempo muito seco e o fato de algumas pessoas terem o hábito de juntar resíduos e queimá-los. Muitos nem sabem que essa ação é um crime ambiental. Além dos riscos de segurança, a queimada agrava problemas de saúde devido a fumaça”, lembrou o vereador que parabenizou os idealizadores do projeto e também os colaboradores envolvidos, haja vista a importância de poder de forma lúdica discutir e levantar sugestões que assegurem a proteção, o respeito e a recuperação do meio bem como o uso sustentável dos recursos naturais. “Somente através de práticas que visem a sustentabilidade garantiremos uma vida melhor e mais satisfatória para nós e para as gerações futuras”, lembrou o vereador.
O projeto conta ainda com o apoio da prefeitura municipal através da secretaria do meio ambiente, e da Unidade Santa Luzia – Odebrecht Agroindustrial através do analista do meio ambiente Fagner Fachiano que discorreu sobre a importância da reciclagem. Estiveram presentes também as analista de pessoas Rosane e Aniele Salomão.