19/07/2017 15h00 – Atualizado em 19/07/2017 15h00
Fachin arquiva processo aberto por denúncia de publicitária contra Zeca do PT
Por Aliny Mary Dias
O processo que corria no STF (Supremo Tribunal Federal) contra o deputado federal e ex-governador de Mato Grosso do Sul Zeca do PT foi arquivado pelo ministro Edson Fachin. A ação apurava denúncia da publicitária Mônica Moura que indicava que Zeca teria feito caixa 2 dois para quitar despesas de Vander Loubet (PT) em campanha eleitoral para a prefeitura de Campo Grande, em 2004.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, foi quem pediu o arquivamento do processo, que fazia parte da Operação Lava Jato, em junho. O pedido foi aceito por Fachin, que determinou a extinção do caso no último dia 14 de julho. A decisão deve ser publicada no Diário Oficial no começo de agosto, depois do recesso forense.
Na delação premiada feita à Justiça pela publicitária e seu marido, o marqueteiro João Santana, consta que Zeca afirmou nunca ter autorizado pagamento de caixa dois. Vander, por sua vez, disse que os gastos da campanha eleitoral de 2014 ocorreram dentro da legalidade.
Por meio da assessoria de imprensa, Zeca disse que não havia prova da denúncia feita pela publicitária. “Sempre tive confiança nisso [arquivamento], porque tudo que praticamos, fizemos lisura, com comportamento ético. Tenho convicção de que os outros processos, o da JBS e o da Odebretch também caminham para o mesmo caminho pelo Ministério Público Federal (MPF), por falta de provas o procurador deve pedir o arquivamento”, disse.