06/07/2017 10h22 – Atualizado em 06/07/2017 10h22
Com apoio de vereadores, Associação Equestre é fundada em Nova Alvorada do Sul
No último dia 4 de julho foi realizada a fundação da Associação Equestre de Nova Alvorada do Sul
Por Leandro Medina
O intuito da criação da associação é fomentar a arte do hipismo em Nova Alvorada do Sul, idealizado pelo vereador Vanderlei Bueno (PSDB) a vereadora Lourdes Pimentel (PMDB) que cuidou de toda parte burocrática, criando o estatuto.
Na primeira convocação para fundação da Associação Equestre de Nova Alvorada do Sul, foi realizada a leitura e aprovação do estatuto, a eleição da primeira diretoria executiva, conselho e conselho fiscal, assim como a posse para primeiro mandato.
A diretoria eleita é composta por:
- Presidente: Ademar Tanure Correa
- Vice-presidente: Marcos Antônio da Silva
- 1º Tesoureiro: Paulo Artur Ventura
- 2º Tesoureiro: Marcos R. da Silva
- 1º Secretário: Anderson José Gomes
- 2º Secretário: Adelcio da Silva Barbosa
Conselho Fiscal:
- Liliane Conceição de Souza
- Naiara Cristina Damasceno
- Leandro da Silva Fernandes
- Francisco Gomes Sobrinho
“Parabenizo ao idealizadores e colaboradores, assim como a primeira Diretoria Executiva que todos desempenhem um excelente trabalho e contribua para o crescimento da cultura equestre em nosso município”; destacou Vereador Israel Leiteiro
O prefeito Arlei Silva Barbosa, esteve prestigiando o evento de criação da associação, onde se prontificou a doar uma área para implantação da associação equestre.
HIPISMO
A equitação surgiu desde o momento em que alguém imaginou como manejar o cavalo estando montado sobre ele. Desde os chineses, hunos e mongóis até os árabes, passando pelos egípcios, assírios e persas, a equitação foi evoluindo e se aperfeiçoando. Na Idade Média, teve um extraordinário desenvolvimento, alcançando seu apogeu no Renascimento, período em que foi colocada em pé de igualdade com as artes clássicas como a pintura, a música e a literatura. A origem das provas de saltos está na caça à raposa, quando os cavaleiros perseguiam os animais saltando cercas, rios e troncos.
O hipismo foi um dos esportes básicos nos Jogos da Grécia Antiga, quando já figuravam corridas de carruagem e cavalgadas. É um dos poucos esportes em que mulheres e homens competem em igualdade de condições em suas modalidades: salto, adestramento, concurso completo de equitação, volteio, enduro e atrelagem. A modalidade de salto, a mais conhecida do público, estreou nos Jogos de Paris, em 1900, mas esteve ausente em Saint Louis, quatro anos depois, e Londres em 1908. Os saltos voltaram nos Jogos de Estocolmo, em 1912, quando o adestramento e o concurso completo foram incluídos no programa olímpico.