27.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Jardim terá apoio do Ministério da Integração Nacional

14/03/2017 16h05 – Atualizado em 14/03/2017 16h05

Jardim terá apoio do Ministério da Integração Nacional

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em Jardim

Por Leandro Medina

O Município de Jardim, distante 236 km de Campo Grande, está entre os 13 municípios que tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional por desastres naturais. A decisão do governo federal foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

Com o reconhecimento, a prefeitura passa a ter acesso às ações de apoio emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para socorro e assistência à população, restabelecimento dos serviços essenciais e recuperação das áreas danificadas.

De acordo com nota divulgada nesta terça-feira, 14, pelo Ministério da Integração Nacional, para acessar o apoio emergencial disponibilizado pelo governo federal os municípios devem apresentar o Plano Detalhado de Resposta, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, disponível no endereço eletrônico http://www.mi.gov.br/defesa-civil/s2id, após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Em 09 de fevereiro de 2017 o prefeito de Jardim Guilherme Monteiro (PSDB), decretou situação de emergência e partes de áreas urbanas e rurais de Jardim, devido a intensidade das chuvas na região.

PONTE DO GUARDINHA

A ponte sobre o rio Guardinha, localizada a 17 km de Jardim caiu após fortes chuvas atingirem a região de Jardim nos meses de janeiro e fevereiro. A ponte do guardinha uma das mais importantes do município dá acesso aos assentamentos Guardinha e Recanto do Rio Miranda à BR-060 que liga Jardim a Bela Vista.

Diante da situação, cerca de 200 famílias residentes nos assentamentos ficaram ilhadas.Com a queda da ponte, os moradores da região precisam desviar por cerca de 100 km, pela Cabeceira do Rio APA, já próximo a Bela Vista, para ter acesso à rodovia.

Na ocasião o vice-prefeito e secretário de obras, Geraldo Alencar, informou que a prefeitura de Jardim montou uma comissão através do COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) e foi feito um levantamento na área urbana e rural, sobre os prejuízos causados pela chuva, para buscar recursos junto a Defesa Civil com recuperação dos danos no município.

Além da ponte da região do Guardinha, também foram danificadas as pontes do Santa Clara, Curê e Fazenda Rancho Novo.

Jardim terá apoio do Ministério da Integração Nacional

Diario Oficial da União - Brasília - DF, terça-feira, 14 de março de 2017 -  pagina 47

Jardim terá apoio do Ministério da Integração Nacional

Jardim terá apoio do Ministério da Integração Nacional

Jardim terá apoio do Ministério da Integração Nacional

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.