06/07/2016 18h16 – Atualizado em 06/07/2016 18h16
Claudir Luiz Bruneto assume a presidencia do Rotary Club de Nova Alvorada do Sul
Por redação
Na noite de sexta feira (01), aconteceu a posse da nova diretoria do Rotary Club de Nova Alvorada do Sul.
A cerimonia deu início às 20:00 horas e foi realizada na sede do Rotary Club de Nova Alvorada do Sul e em conformidade com as diretrizes que rege esta instituição o mandato de cada Diretoria tem duração de, 01 Ano.
A Nova diretoria é composição pelas seguintes personalidades:
- Presidente: Claudir Luiz Bruneto
- Vice-Presidente: Marcio Jose de almeida Pedroso
- 1º Secretário: Marco Aurélio Perobelli Freitas
- 2º Secretario: Max Vernotchi Pereira
- 1º Tesoureiro: Ivonir Carlos Ojeda
- 2º Tesoureiro: Telma Meneses de Araújo
- Diretor de Protocolo: Alexssander Leite Figueiredo
- Vice Diretor de Protocolo: Odacir Lima Albuquerque
- Instrutor Rotário: Janes Aires de Meneses Araújo
Rotary Club Conheça Mais
Rotary Club é um clube de serviço presente em todo o mundo e fundado nos Estados Unidos. O Rotary é ao mesmo tempo uma organização internacional voltada para compreensão e concórdia universal, um movimento de estímulo a uma ação profissional e comunitária ética é responsável e, principalmente, milhares de clubes que reúnem pessoas e famílias com certas afinidades e que compartilham momentos de companheirismo e de trabalho comunitário. Como o Rotary abriga mais de um milhão de indivíduos em quase duzentos países e regiões administrativas, não é possível dar-lhe uma definição exata que represente a visão de todos os clubes e de todos os rotarianos.
Objetivos de Rotary
O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando:
- O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
- O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
- A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada,
- A aproximação dos profissionais de todo o Mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.
O Rotarianíssimo na comunidade e no mundo
Rotary funciona em três níveis distintos, interligados e igualmente importantes: clube (Rotary Club), distrito e Rotary International (RI). No nível do clube realizam-se atividades familiares, planejamento e arrecadação de fundos e implantação de projetos sociais (chamados pelo anglicismo humanitário) na cidade.
Os clubes são reunidos em distritos, distribuídos geograficamente de modo a reunir cerca de 1000 rotarianos cada. No Brasil há 38 distritos e em Portugal 2. Cada distrito é administrado por um governador distrital com mandato de um ano.
A função do governador é estimular a convivência e o trabalho dos clubes. Os distritos promovem encontros anuais para treinamento, reciclagem de informações e congraçamento social. O conjunto dos mais de 500 distritos rotários em todo o mundo forma o Rotary International, entidade coordenadora e normatizadora dos clubes. O RI é responsável pelos mecanismos que permitem, entre outras atividades, o combate à poliomielite e os programas de intercâmbio de estudantes.
Rotary Club
O primeiro Rotary Club foi fundado em Chicago, EUA, em 1905, pelo advogado Paul Percy Harris e mais três amigos, Sylvester Schiele, Hiram Shorey e Gustavus Loehr, com o objetivo de reunir comerciantes, profissionais liberais e outros businessmen em um clube onde os relacionamentos profissionais pudessem ser transformados em amizades pessoais. O nome Rotary, que em inglês significa “em rodízio”, surgiu do fato de que, no início, as reuniões semanais eram realizadas no local de trabalho de um associado diferente a cada semana. Hoje existem 34.161 clubes rotários em todo o mundo¹. Destes, 2.319 estão no Brasil e cerca de 200 em Portugal. O número de associados dos clubes varia muito. Nas capitais alguns têm mais de 200 membros, enquanto o número mínimo recomendado é de 20 associados por Rotary Club. (A média brasileira é de aproximadamente 22 membros por clube.) Todos os clubes são necessariamente filiados ao Rotary International (RI), uma associação federativa com poder normatizador. Note que a associação ao RI é do clube e não de seus associados. Não há hierarquia entre os clubes, todos tendo os mesmos direitos e obrigações. Geralmente, um clube é formado a partir dos esforços de outro, que se torna seu “clube padrinho” pois “apresenta” este novo clube para inclusão no RI. Como em uma grande família, todos os clubes são semelhantes e todos são únicos. Em geral, as reuniões acontecem no jantar ou no almoço, mas há clubes que se reúnem no café-da-manhã. Há um roteiro padrão para as reuniões mas cada clube o realiza de forma um pouco diferente. Há clubes onde predomina a convivência social e o companheirismo e outros onde a atividade principal é a realização de projetos de promoção social. Como a admissão é feita por convite, os clubes costumam adquirir uma personalidade que reflete as afinidades de seus membros.
O rotariano
A maioria dos rotarianos no Brasil tende a ser homem, acima de 35 anos, casado, pai, profissional liberal, comerciante ou professor e, embora discussões ou discriminações religiosas ou políticas não sejam permitidas nos clubes, católico e de centro. No seu convívio no clube, sua família tem papel importante e é comum que os filhos participem dos clubes para jovens (Rotaract, Interact e Rotakids) e, mais cedo ou mais tarde, sejam admitidos no clube de seus pais ou em outro. Mas como a força do Rotary é justamente a diversidade, encontramos muitos clubes e muitos rotarianos fora da média acima descrita. Cerca de 12% dos sócios de Rotary Clubs são mulheres e vários clubes tem média de idade abaixo dos 35 anos. Nem todos os rotarianos e rotarianas são casados e várias profissões estão representadas em seus quadros. Acima de tudo, o rotariano é uma pessoa que compreende a necessidade de partilhar seus recursos para a realização de boas ações. Por tal motivo, em inglês, dois rotarianos tratam-se por fellow, palavra que descende do norueguês arcaico felaga, a qual significa pessoas que colocam seus recursos em uma empreitada comum, enquanto que no Brasil usa-se o termo “companheiro”.
Estiveram presente prestigiando o evento de posse, Delegado da Policia Civil de Nova Alvorada do Sul Dr Christian Duarte Mollinedo, Terceiro Sargento Jara, Cabo Vaz, subtenente Aldair, Tenente Pinheiro Comandante do Pelotão da Policia Militar de Nova Alvorada do Sul, os empresário da Grill Conveniências Luciana e Joelma, Empresário do setor de Construção Civil Anderson Gomes, Secretário Municipal de Meio ambiente Irani, entre outras autoridades e convidados
-
Content section component