20.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

APAE promoveu jantar beneficente

12/06/2016 13h30 – Atualizado em 12/06/2016 13h30

Na noite de ontem (11) foi realizado Jantar Beneficente da APAE em Nova Alvorada do Sul

Por redação

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Nova Alvorada do Sul, promoveu na noite de ontem (11) Jantar Beneficente. O evento aconteceu no Clube Benedito Coutinho e teve inicio as 21:00 horas e contou com a presença do cantor Anderson Palopoli que fez a animação da noite.

A parceria solidária visa angariar recursos para a manutenção dos serviços essenciais prestados pela APAE nas áreas da saúde, educação e assistência social para cerca de 80 alunos e suas famílias, diariamente.

A Apae

A ApaeAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla. A Rede Apae destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente, atualmente, em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2006, a pedido da Federação Nacional das Apaes, mostrou que a Apae é conhecida por 87% dos entrevistados e tida como confiável por 93% deles. São resultados expressivos e que refletem o trabalho e as conquistas do Movimento Apaeano na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Nesse esforço destacam-se a incorporação do Teste do Pezinho na rede pública de saúde; a prática de esportes e a inserção das linguagens artísticas como instrumentos pedagógicos na formação das pessoas com deficiência, assim como a estimulação precoce como fundamental para o seu desenvolvimento.

A Deficiência no Brasil

De acordo com o Censo IBGE 2000, o Brasil tem 24,5 milhões de pessoas com deficiência, o que equivale a 14,5% da população do País. Dessas, 48,1% foram declaradas deficientes visuais, 22,9% com deficiência motora, 16,7% com deficiência auditiva, 8,3% com deficiência mental e 4,1% com deficiência física.

Representantes da APAE: / Foto Ronaldo Bueno

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.